
TER CONTROLE
De acordo com a especialista você tem que ter um controle. Seja um excel, caderninho ou aplicativo no celular. A ideia é colocar tudo que é RECEITA e tudo que é DESPESA. Você precisa saber quanto você gasta e com o quê.
ACOMPANHAR
Não adianta só fazer o controle e não acompanhar. Tem que atualizar mensalmente. A ideia é antes de começar a pagar as despesas fixas do mês, abrir a planilha ou anotações e atualizar. Se você usa bastante dinheiro em mãos, guarde os comprovantes, se tem o hábito de pagar tudo no cartão, melhor ainda, tudo estará lá para você acompanhar e atualizar.
TENHA UMA META
Estipule uma meta que queira alcançar. Pode ser trocar uma mobília da casa, uma viagem, aposentadoria, ou carro novo. O que importa é que metas funcionam para condicionar nosso cérebro a atuar como uma espécie de recompensa para tanto esforço. Coloque uma data limite para alcançar essa meta.
CUIDADO COM O CARTÃO DE CRÉDITO
Ele pode ser um vilão do parcelamento e você em algum momento pode pensar que irá abaixar a fatura o mês que vem, porém, pode virar uma mania passar uma compra nova no cartão, após uma parcela ter terminado. Quando você vai perceber não está conseguindo pagar a fatura inteira e entra nos juros do rotativo.
EVITE COMER FORA
Florianópolis, Joinville e Blumenau são as cidades mais caras do estado para comer fora. O preço de uma refeição na capital catarinense está entre os mais altos do país. O custo médio mensal só com almoço fica em torno de R$ 400. É claro que não estamos falando para cortar por completo o lazer, mas para colocar nas despesas o quanto você gasta por mês nisso, e analisar se está excedendo.
Comentários
Postar um comentário