Maneiras de Deixar a Casa Mais fresca em dias quentes



A maioria das pessoas esperam pelos dias de verão para aproveitar as praias da Grande Florianópolis e Floripa, os parques e lagos que nossa cidade proporciona para os moradores. Mas quando o assunto é ficar dentro de casa nesses dias quentes, é sinônimo de pouca energia e sono. Quem não tem ar-condicionado em casa ou não quer extrapolar a conta de energia, existem alternativas naturais e baratas para manter sua casa refrescada mesmo durante os dias quentes.

1 – Deixe as cortinas Fechadas

Fechar as cortinas pode diminuir até 6ºC de temperatura no ambiente. Quanto mais sombra melhor.

2- Fechar as portas dos Cômodos que não são utilizados

Durante o dia o ar fresco escapa para os locais que não são utilizados na casa durante o dia, aquele quarto de hóspede ou até mesmo os banheiros. Porém, durante as horas de temperatura mais amena, como à noite, deixe todas as portas abertas para que o ar circule por todo o ambiente.


3- Trocar os lençóis regularmente

Trocar os lençóis já garante um frescor maior na hora de dormir. Procure também usar somente roupa de cama 100% algodão, o tecido respirar melhor permanecendo sempre fresco.

4- Use o Exaustor e Não Ventilador

Para quem usa ventiladores de teto, use mais a opção exaustor, que roda em sentido-horário, gerando fluxo de ar com efeito de brisa. Você também pode usar o exaustor do fogão que suga o ar quente produzido na hora que vai cozinhar.

5- Invista em tela para as janelas e deixe a casa aberta durante à noite

Aproveite o ar fresco das temperaturas mais baixas a noite. E se você tem preocupação com os mosquitos, coloque telas. Há inclusive as opções de tela para colocar nas portas.

6- Instale luzes fluorescentes

As luzes incandescentes gastam cerca de 90% de sua energia com o calor que emitem, por isso o ambiente fica mais aquecido. Faça a troca para lâmpadas fluorescentes.

7 – Faça reformas a longo prazo

Invista em janelas com isolamento térmico e cortinas com black out. Plante árvores em frente as janelas pois elas irão receber luz direta do sol e também criarão as sombras.

Base do Texto: Huffpost Brasil

Comentários