8 tendências de decoração em 2018 de acordo com a Maison&Objet Paris

A Revista Vogue Casa visitou a mostra que dá o tema da edição da Maison&Objet Paris, que aconteceu em setembro do ano passado, chamada Comfort Zone. Algumas tendências permanecerão ou se fortalecerão nos próximos meses. Selecionamos algumas:

1 - Almofadas em Relevo

São vários efeitos geométricos criados pelos volumes de suas capas. Surgem tecidos que, além de deixarem a casa mais bonita, surpreendem com delicadeza ao apostarem em texturas e relevos, como a técnica do matelassê.
As almofadas da Nomess Copenhagen brincam com diversos efeitos geométricos criados pelos volumes de suas capas. Além disso, seu material impede que elas se deformem com o uso.
Almofada Trapez, criada pela Republico f Fritz Hansen com estampa criada por Anne Jacobsen. A cor midnight blue, deixa tudo mais interessante.
2 - Brilho Iridescente

A Magia do brilho iridescente vem aparecendo no mundo do design. Os materiais oxidados para apresentar várias cores estavam por toda a parte. Não importa se é plástico, no vidro ou no metal, os designers estão sem medo de brilhar.
Alexa Lixfeld usou várias tonalidades de vidro para alcançar o efeito furta-cor em seus vasos
Já a marca Fitc Studio, também da mostra Korea Craft & Design Foundation, usa madrepérola para dar vida a desehos clássicos, como as flores, e em outras versões desconstruídas e geométricas
3 - Jardim Particular

Tem até para aqueles que não são capazes de ter plantas em casa, surgindo como inspiração para formas.

O estúdio Atelier 2+, de Bangkok, assina, para a Design Stokholm House, 3 modelos da peça Greenhouse, em madeira clara ou negra. Como o próprio nome sugere, a ideia é ter uma estufa em casa, seja para criar uma horta ou um jardim
A Marimekko trouxe para esta edição da Maison sua estampa Veljekset (que significa irmãos), design de Maija Louekari, que celebra os 100 anos da independência da Finlândia. O rosa que surge ao fundo das estampas botânicas foi inspirado na cor que o sol joga na floresta do país quando está se pondo
A luminária criada pelo Studio Job para a Seletti mimetiza as formas de uma árvore
4 - Millennial Pink

Ele surgiu como Rose Quartz em 2016, se transmutou para Millennial Pink em 2017 e pretende ultrapassar os limites do ano chegando em 2018 como a cor favorita dos criativos.

Para apresentar suas luminárias inspiradas nas luzes de um camarim, Tom Dixon criou um banheiro... rosa!
Dentre os vasos da Fest Amsterdam, não podia faltar um vaso rosa
5 - Pratos Preciosos

Como o próprio tema da Maison&Objet Paris indica, conforto é a bola da vez. A hora da refeição se torna ritual para manter a sanidade em um mundo que traz mudanças tão rápidas!

A Marimekko trouxe suas estampas clássicas para as louças adotando a tendência dos tons terrosos
A coleção de tableware da marca russa Fuga apresenta tábuas, vasilhas e pratos inspirados nos objetos tradicionais russos. Suas formas rústicas e poderosas passam por um tratamento especial que deixa a madeira mais resistente e dá a ela a coloração negra. Lindo demais!
6 - Tapetes Statement

O momento não é dos tapetes lisos, discretos e que usam apenas uma cor ou material. A evolução da tecnologia têxtil aliada ao retorno da valorização das técnicas manuais faz com que apareçam tapetes que mais se assemelham a obras de arte que um acessório de decoração. As tramas extrapolam a dimensão 2D para criarem peças com volumes, alturas e texturas diferentes. O visual se une ao tátil para trazer uma experiência nova.

Peça do estúdio multidisciplinar de Hong Kong Lim & Lu. Simplesmente maravilhoso!
O tapete Marin, da Hartô, se inspira no mar. Aqui, o momvimento das ondas é representado por um grafismo ritmado
7 - Tramas humanas
Revisitar técnicas tradicionais é estratégia que muitos expositores da Maison & Objet Paris adotaram. Seja com materiais rústicos ou com aspecto mais hi-tech, é preciso criar com as mãos.

A marca taiwanesa Kamaro'an apostou em fibras que demoram seis meses para crescer em água cristalina para depois serem transformadas em luminárias de diversos formatos
Os vasos Constellation, da Jinggoy Buensuceso usam fios metálicos como plataforma para uma trama etérea
8 - Veludo de volta
O tecido que foi sinônimo de exagero por muito tempo voltou aos holofotes com seu toque macio e visual luxuoso. O veludo é tendência na decoração e virou o revestimento favorito de sofás e poltronas da Maison&Objet. Aqui, mostramos os mais relevantes.

O sofá Comfy, de Marcantonio para a Seletti, usa almofadas de vários tecidos, incluindo o veludo, para evocar atmosfera de relaxamento
A cadeira Series 7, de Arne Jacobsen para a Fritz Hansen, foi produzida usando veludo.
Fonte: Casa Vogue

Comentários