DICAS DE PLANEJAMENTO DAS CONTAS EM 2018


Tem dívidas prolongadas?
Comece a quitar as mais altas, como limite de cheque especial e cartão de crédito. Estipule uma meta de não gastar até começar a quitar essas dívidas.
Organize sua vida financeira no início do ano

2018 está aí e no início do ano chega também o Iptu, Ipva, matrícula na escola das crianças, material escolar, fatura do cartão de crédito referente dezembro, ufa! É hora de organizar a vida financeira logo no início do ano. O desafio de muitas famílias que vamos ajudar com essas dicas para ajudar na organização neste novo ano:


Primeiramente anote todas as Despesas e Receitas

É muito importante todo administrador do dinheiro da família, fazer uma planilha das dívidas e receitas. Anote tudo! Dessa forma, você vai saber como saber como melhor utilizá-lo e também, em qual momento poderá fazer uma nova parcela no orçamento mensal. Nesta planilha, separe os custos fixos e custos variáveis.
Combine uma meta financeira no ano

Dá para adotar metas para reduzir consumo de energia elétrica, fazer economia com certo tipo de mantimento, que por muitas vezes acaba estragando, por conta da grande quantidade estocada. Enfim, são muitas as opções para estipular uma meta para economizar algo durante o ano.
Qual a sua prioridade

Você já sabe qual será sua prioridade em 2018? Se a meta é
comprar um apartamento, por exemplo, quanto você tem de entrada e quais ajustes no orçamento você precisa alcançar para esse propósito?

Dinheiro em mãos? Pague à vista!

Aproveite o dinheiro em mãos para pedir descontos na hora de comprar. Apenas use o parcelamento do cartão se valer a pena e não ter juros no parcelado.
Material escolar

Comprar no comércio atacadista costuma gerar uma economia e um alívio no bolso para as despesas de material de escolar.
Outra orientação é para os pais juntarem o material escolar do ano anterior e ver a possibilidade de reutilizá-los.
Comece a ter disciplina nas suas compras

Um exemplo de começar a ter disciplina para comprar é: fazer uma lista antes de fazer compra no supermercado. Compre objetivamente aquilo que está precisando. E estabeleça o valor que deve ser gasto. Se você ver, que tem alguma promoção de produto que vai acabar ainda no mês, então aproveite e compre. Porém, se julgar que irá estocar muita coisa, fique tranquila (o) e deixe para aproveitar o desconto na próxima promoção.
Identifique sempre seus gastos mensais e o quanto sobra para outros fins. Pense em seus sonhos para este ano e vá em busca deles com as dicas acima!

Comentários