A eficiência dos telhados e fachadas verdes

Os telhados verdes têm até o objetivo de contenção das enchentes.



Os moradores da Grande Florianópolis podem se dizer privilegiados por ter a praia, verde, dunas, que valoriza a cidade e por isso é uma das cidades apontadas com maior qualidade de vida. Porém, algumas cidades diante de um aumento da população e o crescimento desenfreado acabam afetando as condições climáticas por conta da contaminação atmosférica.

Pensando nisso, arquitetos estão transformando os telhados em grandes jardins. Até porque, não há tanto espaço para criação de parques ou áreas com vegetação em todo os lugares.

Os telhados verdes melhoram a qualidade do ar pois a vegetação acaba absorvendo substâncias tóxicas, liberando oxigênio na atmosfera e diminuindo a poluição. Combate as altas temperaturas no verão. Retém melhor as águas das chuvas não indo para as ruas, assim sendo reduzindo enchentes. Atrai aves que ajudam a reequilibrar a população de insetos e pequenos vertebrados.

Já bastante populares na Europa, os telhados verdes, aos poucos estão conquistando adeptos na América Latina. Na Universidade Humboldt de Berlim, com financiamento da União Européia, foi criada uma rede de cooperação entre instituições acadêmicas envolvendo pesquisadores de universidades da Alemanha, Brasil, Espanha, Grécia, Bolívia, Cuba, México e Equador. Voltada para a pesquisa sobre o melhor tipo de vegetação a ser utilizado em cada telhado verde. A ideia é transformar os telhados verdes em pequenos pulmões das grandes cidades criando corredores que facilitem a circulação atmosférica, melhore o microclima, reduza o consumo de energia, provoque um decréscimo no uso do ar condicionado em regiões quentes e isolem o frio em regiões com invernos rigorosos. Um aspecto interessante é que nas regiões de chuva intensa estudos demonstram que, para uma cobertura verde leve de 100m2, cerca de 1400 litros de água de chuva deixam de ser enviados para a rede pública. Multiplique este valor pela soma de todas as coberturas de uma grande cidade e veja a contribuição para a redução desse problema!! Os telhados verdes reduzem também os efeitos danosos dos raios ultravioletas, os extremos de temperatura e os efeitos do vento, vez que nesses telhados a temperatura não passa de 25º C contra 60º C dos telhados convencionais.

Os telhados verdes são feitos por empresas especializadas. É necessário uma série de processos para inserir a vegetação no telhado. E não simplesmente plantar.

Conheça algum deles:










Comentários