COMO EVITAR UMIDADE EM SUA CASA

A umidade é uma das maiores ameaças ao bom estado de conservação de um edifício. Assim, inspecione regularmente as áreas de maior risco — pelo menos uma vez por ano, antes do Inverno.


Vamos fazer um check list de locais que você deve verificar para evitar a umidade em sua casa: 

Verifique seu TELHADO, se há telhas soltas ou danificadas. Essas devem ser unidas novamente com argamassa. Muitas vezes podem ter alguma telha partida, que devem ser substituídas. As aves fazem ninhos e acabam deslocando as telhas e é necessário dar uma olhada para encaixá-las novamente depois de retirar os ninhos. Recomendamos contratar um prestador de serviço para olhar o seu telhado, pois ele terá a escada própria para telhados que engancha na cumeeira. 

Verifique sua CHAMINÉ, se você tiver é importante chamar um profissional da área para olhar se as caleiras, ou algerozes estão firmes e em boas condições de conservação. Fazer a limpeza retirando todos os lixos, folhas secas etc e certificar-se de que os tubos de descarga não estão entupidos. A água da chuva que escorre para uma parede pode causar problemas de umidade no interior. Todo terraçõ te tendência para infiltrações. As fendas pequenas podem ser fechadas com um betume de borracha à prova d´água. Examinar todos os VEDA-JUNTAS e reparar ou renovar o que for necessário é muito importante para evitar problemas futuros. 

As PAREDES são as que mais dão problemas nas casas e apartamentos e devem ser verificadas regularmente. Procurar falhas na argamassa entre os tijolos para fazer a reparação. Os tijolos porosos podem ser cobertos com produtos repelentes da água, à venda em várias lojas de materiais de construção, que impendem a água de se infiltrar. 

Nas superfícies trabalhadas, encha as fendas com argamassa antes de fazer qualquer decoração. Junte um pouco de cola PVA a água que entrará na preparação da argamassa para aumentar o poder de adesão. No caso de existirem fissuras, bastará uma boa tinta para tapar. 

As paredes com caixa de ar constituem, sem dúvida, a melhor forma de evitar o aparecimento de umidade numa casa.

As PORTAS E JANELAS tape as fendas e os intervalos dos caixilhos com mástique para interiores. Não use cimento e nem argamassa, pois ambos endurecem e partem-se com o tempo. 
Substitua a massa dos vidros que caiu ou que esta danificada por massa de vidraceiro. Quando pintar, cubra 3mm do vidro para rapar qualquer intervalo entre a massa e o vidro. O vidro rachado pode ser temporamente remendado com fita adesiva transparente e impermeável. 

E DENTRO DE CASA examine todas as junções da canalização, principalmente junto dos irradiadores de aquecimento central. Veja se os depósitos têm fugas. Os depósitos mais antigos, se forem de metal, podem enferrujar; é melhor substituir por depósitos de lusalite ou plástico. Canos de descarga entupidos podem pingar água, além da válvula de bóia que pode ter que ser reparada. 

Fonte: Faça você mesmo

Comentários