Projeto de brinquedos inovadores, inédito no país, foi lançado em Balneário Camboriú

Brincar e aprender é a proposta da educação infantil. Em Balneário Camboriú, as crianças irão participar de um projeto inovador e inédito no país, onde com o auxílio de um robô de brinquedo elas aprenderão sobre matemática, programação, desenvolverão raciocínio lógico, cooperação e diversas outras habilidades. Foi lançado em maio o Projeto ROPE – Brinquedos de Programar, uma parceria entre a Prefeitura, Univali e Ministério Público. A entrega dos primeiros três robôs foi nesta tarde, aos alunos do NEI Carrossel. O evento, realizado no auditório do CEM Vereador Santa, contou com a presença de alunos, pais, professores e autoridades.

Desenvolvido para crianças da Educação Infantil, o “ROPE” é um brinquedo permite trazer a tecnologia para a sala de aula, de maneira divertida e lúdica, sem a necessidade de uso de computadores. O robozinho simpático, feito de madeira, funciona obedecendo comandos das próprias crianças. Ele possui quatro botões direcionais, que fazem o robô andar para frente, para trás e girar para os lados, e ainda um botão para a execução dos comandos.


Com o ROPE podem ser trabalhados conceitos importantes como a resolução de problemas, número, estimativas, lateralidade e outros aprendizados fundamentais nesta fase do desenvolvimento infantil. O projeto está sendo desenvolvido há 03 anos e envolveu acadêmicos, professores, mestrandos e doutores

O projeto visa levar tecnologia inovadora para a educação infantil, sem levar as crianças para um laboratório de informática, conectadas em frente a tela do computador. O robô estará na sala de aula ou em qualquer outro espaço do ambiente escolar, e vai permitir o contato direto dos alunos, que serão os responsáveis pela sua programação. São eles que vão dar os comandos ao brinquedo.

Os brinquedos possibilitam que a criança realize atividades lúdicas que trabalham conceitos importantes como a resolução de problemas, número, estimativas, a lateralidade e outros aprendizados fundamentais nesta fase do desenvolvimento infantil.

Fonte: www.balneariocamboriu.sc.gov.br

Comentários