O projeto se tornou realidade e hoje, a cidade é uma das mais prósperas da região sul do país e no Estado de Santa Catarina virou referência nacional. A inspiração dos empreendedores do bairro foi os movimentos do Novo Urbanismo e do Urbanismo Sustentável, após pesquisa em diversos países.
A Cidade Sustentável Pedra Branca de Palhoça, já foi exporto no 3º Destaque das Bienais de Arquitetura que ocorreu em Florianópolis no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) em 2013 e foi destaque na 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires, em 2010 na Argentina.
O bairro palhocense é um dos 18 projetos selecionados pela Fundação Clinton, ONG liderada por Bill Clinton, escolhidos como referência em sustentabilidade no planeta.
INFRAESTRUTURA DE PEDRA BRANCA EM PALHOÇA/SC
O bairro que era uma fazenda familiar em 1999 começou ser um loteamento residencial. Apelidada como Cidade Criativa idealiza um lugar leve, conectado e funcional. Um lugar pronto para morar, trabalhar, estudar e se divertir.
O bairro tem prédios green buildings e um programa de educação “verde” para os moradores e usuários, que foi o que atraiu a atenção da Fundação Clinton. O bairro representante na América do Sul, participa da iniciativa de “Desenvolvimento do Clima Positivo” ao lado de outros 17 projetos ao redor do mundo eleitos pela ONG americana.

A Rua “Compartilhada do Brasil” possui cerca de 250 metros (3 quarteirões) e liga a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), formando a praça central do bairro com iluminação sofisticada e pavimentação de basalto. Priorizando a qualidade de vida urbana e viabilizando o uso misto da rua (moradia e comércio). Essa referência nacional e internacional encaixa no conceito do Urbanismo Sustentável, tornando o bairro mais vivo e resgatando aquele conceito das cidades antigas.
Redação: EC2Elis Agência Digital
Fonte: Cidade Pedra Branca e Comurb
Comentários
Postar um comentário