5 dicas de poupar dinheiro para comprar imóvel


O sonho de grande parte dos brasileiros ainda é a casa própria, seja pelo investimento seguro ou por mais comodidade a família. Planejar e poupar dinheiro para realizar esse sonho é preciso.

Verificar e refletir sobre os seus hábitos financeiros se torna imprescindível para alcançar este sonho. Se você fizer ajustes e mudanças no seu comportamento de compra, irá perceber os verdadeiros milagres que vão ocorrer na sua vida financeira, deixando o sonho muito mais perto.

Veja algumas dicas de como é possível realizar esse sonho! >>>> 

1. Economize

Economizar é preciso, separando todo mês uma quantia para a compra do imóvel. O melhor é sempre economizar diretamente da fonte, ou seja, reservar a quantia em conta poupança assim que os salários e pagamentos forem creditados em conta, evitando realizar o saque e consequentemente gastar o valor.

O ideal é poupar cerca de 30% da renda total, porque essa é a porcentagem máxima das parcelas mensais dos financiamentos imobiliários. Assim você vai adquirindo o hábito de se acostumar com as futuras parcelas do financiamento, e ainda irá guardando uma boa quantia de dinheiro, que poderá ser usada para a entrada do imóvel ou pagamento das parcelas do financiamento.

2. Rendimentos, dívidas e gastos

Comprar imóvel requer muito cuidado, evitar o endividamento é preciso, a compra do imóvel somente deve ser feita com total conhecimento sobre os Rendimentos, dívidas e gastos mensais.

Ao verificar o balanço entre os rendimentos e dívidas é possível saber quanto do orçamento mensal pode ser comprometido para as parcelas do financiamento.

Lembre-se, as parcelas não pagas do financiamento imobiliário podem até causar a perda do imóvel.

3. Saúde financeira e pessoal

Eliminar gastos com saídas desnecessárias, bebidas alcoólicas em excesso, pois esses gastos podem comprometer tanto a sua saúde física quanto a financeira.

Gastos com lanches, doces e outras guloseimas podem fazer estragos a saúde física e financeira ao longo do tempo.

Consultores financeiros alertam que esses pequenos gastos são os que mais comprometem a vida financeira de muitas famílias, pois muitos não se dão conta de quanto estão verdadeiramente gastando por mês com esse hábito.

4. Cortes no orçamento

Cortes no orçamento são necessários para os que precisam economizar. Ajustar os gastos com saídas, baladas, delivery, fast food, diminuindo consideravelmente, poupando muito mais dinheiro.

Evite restringir demais o orçamento, cortes são necessários, mas não comprometa tanto o seu lazer e o de sua família.

5. Evite dívidas

Nesse período, evitar adquirir mais dívidas é preciso, deixando elas para o futuro, quando já tiver poupado bastante.

Procure quitar a maioria das dívidas antes da compra do imóvel, isso dará muito mais confiança, segurança e estabilidade financeira.

Toda a realização de sonhos requer mudanças, o sonho da casa própria também. Procure sempre as melhores alternativas para economizar e investir seu dinheiro, assim o sonho da casa própria se realiza muito mais rápido.

Essas mudanças garantem um futuro mais rico e tranquilo!
Redação: Karina Gomes / Elisangela Celli – EC2Elis Agência Digital 

Comentários